segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DA NOVELA “ME ENGANA QUE EU GOSTO”

O 4º Congresso Nacional do PT, que ocorreu neste fim de semana, veio reafirmar o “modo petshista de governar”. No documento aprovado pelos “petshitas”, em 25 páginas, é curioso notar o quanto eles defendem as ações de inúmeros escroques enfronhados no poder, reclamam das críticas que recebem, rosnam quando são pegos cometendo crimes, e (acredite!), ainda querem fazer papel de oposição, como se não fossem os gestores diretos nos últimos oito anos e oito meses do desgoverno que está aí.

Vale notar que ainda vendem a antiga ideia (eles sabem que é antiga, mas vendem porque há quem compre!) do “eterno mal do neoliberalismo” em oposição ao “sumo bem do socialismo, redentor dos povos”.

Ora, mais do que o socialismo ser redentor dos povos e das nações, é o socialismo da América Latina que exercerá essa liderança no novo mundo que já surge, para todo o sempre, amém!.

Escolhi alguns trechos do enjoado documento para mostrar a falácia da oposição neoliberalismo X socialismo (os grifos são meus):

“(...) A esquerda dos países europeus, que tanto influenciou a esquerda mundial desde o século 19, não conseguiu dar respostas adequadas à crise e parece capitular ao domínio do neoliberalismo. Por isso, há hoje um deslocamento geográfico de liderança ideológica da esquerda no mundo. Neste contexto, a América do Sul agora se destaca. Depois de ter passado por estagnação e forte inflação nas ‘décadas perdidas’ de 1980 e 90, e de seus governos aderirem à onda neoliberal, eis que despertou na década de 2000 para uma outra política, progressista e de forte conteúdo social. A luta da esquerda latino-americana contra as ditaduras militares fez dos valores democráticos parte integrante essencial nesta promoção de cidadania e soberania.

Neste cenário de crise mundial, cabe ao Partido dos Trabalhadores, bem como às demais forças de esquerda do Brasil e da América Latina, aprofundar seu compromisso com outra visão de mundo e com outro modelo de desenvolvimento, reafirmando a defesa da construção do socialismo. Importante também na etapa atual da crise do capitalismo que atinge as principais potencias imperialistas é a integração econômica, social e política da América Latina. Nessa nova situação, a realização de eleições diretas em 2014 para os 75 representantes brasileiros no Parlamento do Mercosul (Parlasul), é um passo fundamental para não só enfrentar as consequências da crise na América Latina como também para sua integração.

Em síntese, a atual situação internacional é marcada por três grandes variáveis: a crise do capitalismo neoliberal, o declínio da hegemonia dos Estados Unidos e o deslocamento do eixo geopolítico mundial (do Norte para o Sul, do Ocidente para o Oriente). Do cruzamento destas variáveis, resulta um ambiente de grande instabilidade econômica, social e política, agravada pelo comportamento dos Estados Unidos, que para tentar reverter seu declínio, recorre cada vez mais a soluções militares.


Podemos dizer que vivemos um período de transição, de duração incerta e de desfecho imprevisível, que dependerá da correlação de força que se estabeleça dentro de cada país e em âmbito internacional. No terreno mundial, há uma crescente disputa entre dois blocos de países: por um lado, o bloco liderado pelos Estados Unidos, que hegemonizou a velha ordem neoliberal e pretende continuar hegemonizando; por outro lado, um bloco multipolar liderado por países que vem recusando o modelo neoliberal. Neste cenário, a grande novidade está na América Latina. A crescente hegemonia da esquerda, na região, torna possível proteger nossos países dos efeitos da crise e da disputa; participar da disputa global contra o modelo neoliberal; e, inclusive, construir um caminho para a construção de uma alternativa ao próprio capitalismo.

(...)"

Quem quiser perder tempo, e ler o documento enjoativo na íntegra, pode vir aqui.

Em todo o documento o “satanás” do neoliberalismo aparece como a causa de todo o mal que ocorre no planeta, mas não fala absolutamente nada do que será feito com os escroques que tiram do “povo”, mesmo que seja para fazer “caixa 2”.

O documento que também apresenta o “socialismo” como a única forma de salvar a humanidade (lembrando que é o socialismo da América Latina, e não qualquer socialismo, claro!), não enxerga nenhuma sombra de capitalismo nos petshitas que conseguiram rechear suas contas bancárias nos últimos oito anos de governo dos Trabalhadores.

Nada há em ser socialista de mercado ou comunista empresário, como o próprio José Dirceu ou Antonio Palloci que, teoricamente, ganham a vida como “consultor de empresa privada”.

Ah, tá!

Um comentário:

  1. Não aguentei ler nem o trecho que tu copiou, imagina ler o documento inteiro... Que enfadonho! hehehehe

    ResponderExcluir